PROGRAMA
1º SEMESTRE 2024
ABRIL
PROJETO: MONTEIRO LOBATO
Objetivos Gerais:
-
Contribuir com a difusão das obras de Monteiro Lobato.
-
Conhecer as obras de Monteiro Lobato e com isto, desenvolver a imaginação, a fantasia, a criatividade muito mais!
Desenvolvimento:
Iniciaremos falando um pouquinho da Biografia do Autor Monteiro Lobato, contando sobre a vida e obra desse artista tão especial.
Faremos a leitura de alguns contos curtinhos de Monteiro Lobato para a turminha. Usaremos recursos lúdicos e criativos como dedoches e fantoches.
Recontação das histórias, interpretando-as com os alunos. Confeccionaremos, junto com a turma, o cenário do sítio do pica pau amarelo em uma cartolina. A turminha deverá desenhar, pintar ou rabiscar de acordo com a maneira que cada um imagina o Sítio.
Confecção de dedoches feitos com reciclagem de rolo de papel higiênico. As crianças aprendem sobre Monteiro Lobato e também sobre a preservação do Meio Ambiente. Falaremos aos alunos que a turma vive num sítio, amam a natureza e sabem preservá-la.
Cineminha com pipoca: Assistiremos a episódios de desenhos animados com a
turma do Sitio do Pica pau amarelo.
Para finalizar trabalharemos com o gênero textual receita, faremos um delicioso bolinho de chuva com a participação da todos no preparo da receita.
PROJETO: POVOS INDÍGENAS
Objetivos Gerais:
-
Mostrar aos alunos um pouco dos costumes dos indígenas.
-
Passar a mensagem de que devemos valorizá-los e respeitá-los, inclusive por serem eles os guardiões da fauna e da flora local, já que têm formas únicas de viver e se relacionar com a natureza.
Desenvolvimento:
Leitura e discussão sobre o Livro “ O tupi que você fala”. Faremos a leitura do livro, demonstrando que temos varias palavras da língua Tupi que utlizamos na língua Portuguesa. Faremos brincadeiras relacionadas ao livro.
Com sisal, macarrão e penas artificiais, os alunos criarão colares lembrando o gosto por enfeites que os indígenas possuem. A atividade, além de criativa, é um exercício de coordenação motora fina.
Os alunos receberão a informação de que cestos e utensílios domésticos fazem parte do artesanato dos povos indígenas. E que eles utilizam folhas, fibras vegetais, argila, madeira e pedras para suas artes. Cada aluno criará um vasinho de argila.
Explicar aos alunos que na música dos povos indígenas predominam a voz e o canto, sempre associados à dança. Mas também ocorre o acompanhamento com instrumentos musicais, como chocalhos, apitos e tambores. Apresentar fotos ou alguns instrumentos usados pelos povos indígenas.
Contaremos aos alunos que os indígenas criam os instrumentos para reproduzir os sons da natureza. Faremos a confecção do Pau de chuva com materiais recicláveis.
E para finalizar o Projeto faremos brincadeiras indígenas com as crianças como Cabo de guerra, Corrida do Saci e Passarinho e Gavião. Faremos essas atividades em espaços abertos da escola.